A Escola Criativa Idade localiza-se em Poços de Caldas no sul de Minas Gerais. Destaca-se na cidade por seu projeto único de educação fundamentado no pensamento construtivista. Desafia e instiga a criança a construir seu conhecimento. A escola não só ensina os conteúdos básicos de educação infantil e ensino fundamental como também insere os alunos em uma ação social que já lhe conferiu, pela quarta vez, o título de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo Instituto Faça Parte/ MEC/ UNICEF.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Grupo de estudos: primeiro encontro

Nessa quinta-feira (20), às 17h30, a equipe de educadores da escola inicia um grupo de estudos sobre as fundamentações da prática pedagógica, que terá coordenação da especialista em Filosofia da Educação e mestre em Educação e, Maria Cristina Mesquita Barbosa. Os estudos fazem parte do projeto Professores em ação: múltiplos olhares, criado por Maria Cristina para o núcleo da Criativa Idade, e que tem como objetivo “possibilitar fundamentos para uma efetiva práxis pedagógica que busca não separar o sujeito que conhece do objeto a ser conhecido, bem como a teoria da sua prática.” 

Essa é a primeira rodada de estudos do projeto e leva como tema central os Princípios pedagógicos e mudanças históricas. A temática pretende abrir o diálogo e a reflexão sobre conceitos como o fim das metanarrativas - narrativas de ressonância global, que guiaram tendências científicas como a Revolução Francesa e o idealismo alemão, e que hoje dão espaço ao pragmatismo capitalista - e o paradoxo entre o real e o virtual na pós-modernidade, onde tais conceitos já não são claramente distintos ou separáveis.

Como referência à formação proposta, o artigo "Pós Modernidade: que tempos são estes?", de Adriano D. Quadrado, será um dos materiais disponibilizados aos professores como embasamentos à capacitação e aos estudos. O autor, que nas últimas linhas finaliza fatidicamente concluindo que somos “milhões e milhões de pessoas soltas pelo mundo, tentando encontrar por si mesmas as respostas para o futuro que as atropela”, dá as brechas ao educador dessa nova era onde este deverá se concentrar para ser o grande mediador da humanidade e seus saberes.


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