A Escola Criativa Idade localiza-se em Poços de Caldas no sul de Minas Gerais. Destaca-se na cidade por seu projeto único de educação fundamentado no pensamento construtivista. Desafia e instiga a criança a construir seu conhecimento. A escola não só ensina os conteúdos básicos de educação infantil e ensino fundamental como também insere os alunos em uma ação social que já lhe conferiu, pela quarta vez, o título de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo Instituto Faça Parte/ MEC/ UNICEF.

terça-feira, 18 de março de 2014

Projeto Nome da Turma: Contextos que se integram na Educação Infantil

Por Laura Conti, professora do 5º período da Educação Infantil

Este é o nosso primeiro projeto e fio condutor de experiências ricas e estimulantes, em que a afetividade e a oportunidade se integram diariamente. É nesta grande aventura que juntos vamos tecendo a nossa história, pois, além de nos conhecermos mais e melhor, possibilitamos que os pequenos sintam-se seguros, acolhidos e parte de um grupo.

Para criarmos a identidade da turma através da escolha de um nome, as rodas de hipóteses são de grande importância, pois, além de permitir que as crianças entrem em um consenso de escolha, é um momento afetivo e divertido do qual os pequenos são levados juntos a refletirem e analisarem sobre a “cara” do grupo. É neste processo, que as crianças têm como parceiro um professor interessado e sensível à importância desta proposta de identidade e integração do grupo rumo a novas descobertas – que são aparentemente rotineiras, mas na verdade trazem em seu bojo um verdadeiro gancho de que importantes eixos de estudos nos permitem chegar a verdadeiras e significativas situações de aprendizagem.

Nesta proposta, as crianças entram em contato com diferentes tipos de linguagem e são diariamente incentivadas a se expressarem de diversas formas; por meio do desenho, da música, do movimento, do jogo e das brincadeiras que têm lugar garantido nesta aventura. As atividades são integradas em um contexto mais amplo e significativo.

Os registros abaixo são das crianças do 5º período da Educação Infantil, que nomearam o grupo de: “Turma dos Camaleões”. Os pequenos “Camaleões” se identificaram muito com o nome que deram à turma, e dizem, brincando comigo, que não os acharei pelo parque, pois vão se camuflar assim como faz o Camaleão. Além de um cotidiano repleto de fantasias e brincadeiras, a nossa Turma tem vivenciado muitas situações de aprendizagens que giram em torno de importantes eixos como: Ciências, Matemática, Práticas de Alfabetização e Letramento, Psicomotricidade, Artes, e Desenvolvimento da Oralidade. Quais as principais características dos Camaleões?/ Onde ele vive?/ O que ele come?/ O que é um Réptil?/ - Todos estes questionamentos e, muito outros, são feitos diariamente e logo após as respostas, o professor leva as crianças a pensarem: E nós? Qual a nossa diferença?

Livros de literatura infantil e música, brincadeiras inventadas e reinventadas pelas crianças, jogos matemáticos e “Seleção de palavras” que surgem das pesquisas sobre o Camaleão também fazem parte desta aventura! 

Clique em cada foto para ampliá-la.









Nenhum comentário:

Postar um comentário