Por Laura Conti, professora do 5º período da Educação Infantil
Este é o nosso primeiro projeto e fio condutor de experiências ricas e estimulantes, em que a afetividade e a oportunidade se integram diariamente. É nesta grande aventura que juntos vamos tecendo a nossa história, pois, além de nos conhecermos mais e melhor, possibilitamos que os pequenos sintam-se seguros, acolhidos e parte de um grupo.
Nesta proposta, as crianças entram em contato com diferentes tipos de linguagem e são diariamente incentivadas a se expressarem de diversas formas; por meio do desenho, da música, do movimento, do jogo e das brincadeiras que têm lugar garantido nesta aventura. As atividades são integradas em um contexto mais amplo e significativo.
Os registros abaixo são das crianças do 5º período da Educação Infantil, que nomearam o grupo de: “Turma dos Camaleões”. Os pequenos “Camaleões” se identificaram muito com o nome que deram à turma, e dizem, brincando comigo, que não os acharei pelo parque, pois vão se camuflar assim como faz o Camaleão. Além de um cotidiano repleto de fantasias e brincadeiras, a nossa Turma tem vivenciado muitas situações de aprendizagens que giram em torno de importantes eixos como: Ciências, Matemática, Práticas de Alfabetização e Letramento, Psicomotricidade, Artes, e Desenvolvimento da Oralidade. Quais as principais características dos Camaleões?/ Onde ele vive?/ O que ele come?/ O que é um Réptil?/ - Todos estes questionamentos e, muito outros, são feitos diariamente e logo após as respostas, o professor leva as crianças a pensarem: E nós? Qual a nossa diferença?
Livros de literatura infantil e música, brincadeiras inventadas e reinventadas pelas crianças, jogos matemáticos e “Seleção de palavras” que surgem das pesquisas sobre o Camaleão também fazem parte desta aventura!
Clique em cada foto para ampliá-la.
Clique em cada foto para ampliá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário