A Escola Criativa Idade localiza-se em Poços de Caldas no sul de Minas Gerais. Destaca-se na cidade por seu projeto único de educação fundamentado no pensamento construtivista. Desafia e instiga a criança a construir seu conhecimento. A escola não só ensina os conteúdos básicos de educação infantil e ensino fundamental como também insere os alunos em uma ação social que já lhe conferiu, pela quarta vez, o título de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo Instituto Faça Parte/ MEC/ UNICEF.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Projeto de Alfabetização Ciclo I - Intercâmbio: Lendas de Poços de Caldas

Por Flávia Camargo Busatte

“...mire, veja: o mais importante e bonito do mundo é isto;
que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram
terminadas, mas que elas vão sempre mudando.
Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou.”
João Guimarães Rosa.

Conforme o PNE - Plano Nacional de Educação, a determinação legal (Lei nº 10.172/2001, meta 2 do Ensino Fundamental) de implantar progressivamente o Ensino Fundamental de nove anos, pela inclusão das crianças de seis anos de idade, tem duas intenções: “oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade”.

Diante desta determinação e refletindo sobre o avanço da tecnologia e o acesso natural das novas gerações a infindáveis fontes de conhecimento e de letramento, torna-se apropriado dizer que as crianças serão possivelmente alfabetizadas em tempo anterior ao de alguns anos. É inevitável que este processo se adiante.

Porém, é necessário dizer que para crianças que chegam da Educação Infantil ao Ensino Fundamental com seis anos é necessário oferecer propostas pedagógicas que contemplem a criança como um todo. Dessa maneira, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, a natureza e as pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência e a tecnologia. 
A alfabetização implica ‘leitura e escritura’ (…) ‘momentos discursivos’ (…) o próprio ‘processo de aquisição’ também vai se dando numa ‘sucessão de momentos discursivos’, de interlocução, de interação. (Smolka, 1989)
Tudo isso deve acontecer num contexto de modo prazeroso, lúdico, para que não haja uma quebra brusca de ferramentas pedagógicas e de metodologias de ensino. O “Intercâmbio” do 5º período e do 1º ano “Lendas de Poços de Caldas” vem justamente reafirmar este trabalho, proporcionando espaços para o aprender e o brincar. O “Intercâmbio“ tem por objetivo, proporcionar momentos de brincadeira, aprendizagem e interação.

Aconteceu:  roda de conversa dos avós; leitura em grupo; leitura individual; brincadeiras com desafios relacionados às lendas; e pesquisas de campo.

A criança de seis anos que ingressa no 1º ano, já no Ensino fundamental, continua com a mesma necessidade de trabalho psicomotor e movimentação do corpo. Parte importante do desenvolvimento de uma criança passa pelo brincar, é fundamental que a escola proporcione espaços para que esta prática não se perca com a chegada do Ensino Fundamental. 


Referências bibliográficas:

SMOLKA, Ana Luíza B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 2ª ed., São Paulo: Cortez/Campinas: Editora da Unicamp, 1989.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 3º ed. São Paulo: Cortez Editora, 1996, v. unico, p. 13-44.


Nenhum comentário:

Postar um comentário