No último domingo, dia 1º de dezembro, os alunos da Criativa Idade protagonizaram um de seus maiores encontros culturais com a comunidade poços-caldense: o Festival de Cultura, um projeto que se estende nas trocas de saber durante todo o ano e culmina em apresentações artístico-culturais protagonizadas pelos próprios alunos.
Abertas a toda a cidade, as apresentações do Festival de Cultura reuniram espetáculos de dança e música com alunos da escola, e a participação da professora Fernanda Dearo em uma das peças. Foram ao todo nove apresentações de músicas de Dominguinhos, e canções e ritmos cantados por artistas nordestinos de várias gerações.
Em 2013, o tema abordado foi a Cultura Nordestina e todos os ricos elementos dessa região, um dos maiores polos de cultura popular do Brasil. Se mistura ao folclore e às manifestações raízes dessa região, a obra de Dominguinhos, músico renomado internacionalmente, herdeiro artístico do grande Gonzagão e, que sempre irá inspirar músicos, mestres, e agentes culturais de todo o país.
A apresentação desse 1º de dezembro, aconteceu no pátio da Antiga Estação Ferroviária, ao lado do prédio onde abriga hoje a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. O espaço todo guarda em suas paredes, tetos e pisos, parte da história da cidade e muito da Cultura que se construiu a partir da existência dos trilhos do trem. Um cenário perfeito para manifestações artísticas de quem está aprendendo e contribuindo para a identidade cultural de Poços: as suas crianças.
Festival de Cultura
Durante todo o ano, as atividades do Festival de Cultura proporcionaram aos alunos da Criativa Idade acesso e vivências nas mais diversas expressões culturais. Teatro, Capoeira, Circo, Música, e várias outras manifestações artísticas passaram pela escola em apresentações, ampliando o contato de crianças e adolescentes com a produção cultural popular realizada por artistas poços-caldenses, para uma compreensão lúdica da Cultura nas suas três dimensões: econômica, simbólica e cidadã.
Clique aqui e confira o vídeo do encontro entre os alunos da Criativa Idade, Maestro Agenor Ribeiro Netto e o músico Alexandre de Almeida, em uma das etapas do Festival de Cultura.
Clique aqui e confira o vídeo do encontro entre os alunos da Criativa Idade, Maestro Agenor Ribeiro Netto e o músico Alexandre de Almeida, em uma das etapas do Festival de Cultura.
A Cultura na escola
Os olhares sobre as crianças devem ser sempre cuidadosos, incentivando de maneira lúdica toda a experimentação e toda a construção de saber destas. Prioridade dentro do ECA –Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança deve sempre estar em contato com a promoção social e com o desenvolvimento cultural, e cabe a nós, ‘posicionar a cultura nos programas locais de desenvolvimento econômico e social, inclusive frente a prioridades contrapostas’, como diz o recém-publicado Relatório das Nações Unidas sobre a Economia Criativa, baseado em iniciativas espalhadas no mundo todo unindo educação, cultura, tecnologia e desenvolvimento econômico. É nesse sentido, que a Criativa Idade posiciona a Cultura como motor de um vasto conhecimento, prático e teórico, a todos seus alunos, futuros agentes transformadores do nosso planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário