A Escola Criativa Idade localiza-se em Poços de Caldas no sul de Minas Gerais. Destaca-se na cidade por seu projeto único de educação fundamentado no pensamento construtivista. Desafia e instiga a criança a construir seu conhecimento. A escola não só ensina os conteúdos básicos de educação infantil e ensino fundamental como também insere os alunos em uma ação social que já lhe conferiu, pela quarta vez, o título de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo Instituto Faça Parte/ MEC/ UNICEF.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Explorando o mundo através do trabalho com projeto

Por Luana Gabriela Moreno


Sempre pensei educação como um instrumento de descoberta do mundo, sendo assim acredito que para que a construção de conhecimento aconteça é preciso que haja a investigação e exploração dos ambientes e de todos os recursos concretos disponíveis.

O trabalho com o projeto nos proporciona o estudo significativo, tendo em vista que os conteúdos são sentidos pelas crianças através da exploração do mundo.

Tenho um imenso prazer em observar quando uma criança se encanta ao relacionar os conteúdos que trabalhamos em sala com o estudo de campo.

Passei mais uma vez por esta experiência com o nosso projeto “Entrando pelo cano”, pois neste estudamos conteúdos de ciências naturais que fazem parte do currículo, e vamos além deste quando ampliamos nosso trabalho ao acrescentarmos as curiosidades das crianças que surgem ao longo dos estudos. Desta forma as crianças se encantam ao fazerem suas descobertas. Pois, como diz Paulo Freire:
“O fundamental é que professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada enquanto fala ou enquanto ouve. O que importa é que professor e alunos se assumam epistemologicamente curiosos.” Paulo Freire, pág. 86.
Este encantamento com as descobertas do mundo aconteceu também quando proporcionamos o estudo de campo com a visita ao Departamento Municipal de Água e Esgoto, momento em que fomos in loco observar como ocorre o tratamento de água, confrontando cada processo com o que já havíamos trabalhado em sala de aula. 

Com o “Caminho das águas”, outra atividade do projeto “Entrando pelo cano”, fizemos o caminho dos rios que vêm de Caldas à Poços de Caldas, consolidando diversos conceitos também trabalhados no espaço escolar. Neste momento observamos muitos conceitos já consolidados pelas crianças, quando  discutiam e confrontavam suas formas de pensar.

Todo trabalho que integra estudo por meio das experiências têm muito mais significado para as crianças, pois proporciona reflexão sobre o que está sendo construído de conhecimento naquele momento e é de fato um aprendizado consolidado, colaborando assim, na formação de cidadãos críticos, pois como nos descrevem os Parâmetros Curriculares Nacionais da educação
“Contrapor e avaliar diferentes explicações, favorece o desenvolvimento de postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa, de não aceitação, à priori, de ideias e de informações ”PCN’s, pág. 20.
O trabalho deve permitir que as crianças reflitam sobre o que foi estudado e que esta reflexão faça com que eles sejam agentes ativos na sociedade, tendo embasamento para argumentarem e mudarem outros pensamentos a favor de um bem social.


Referencial bibliográfico:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Parâmetros curriculares nacionais: Ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF. 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário