A Escola Criativa Idade localiza-se em Poços de Caldas no sul de Minas Gerais. Destaca-se na cidade por seu projeto único de educação fundamentado no pensamento construtivista. Desafia e instiga a criança a construir seu conhecimento. A escola não só ensina os conteúdos básicos de educação infantil e ensino fundamental como também insere os alunos em uma ação social que já lhe conferiu, pela quarta vez, o título de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo Instituto Faça Parte/ MEC/ UNICEF.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A Transição

Por Lucas Marciano

Uma das maiores dificuldades que encontramos no Ensino Fundamental é a transição do 5º ano para o 6º (Ciclo 2 para o Ciclo 3). Muitas mudanças acontecem, e nem sempre estudantes e docentes se demonstram preparados para tal. Para os discentes um novo mundo é apresentado, no qual os saberes são compartimentados em disciplinas e existe um grande risco que se fragmentem. Mesmo numa escola diferenciada e que procura incessantemente a integração multidisciplinar, como é o caso da Criativa, mudanças estruturais tão profundas podem prejudicar essa transição. 

Pensando em minimizar esses problemas, desde o ano passado a escola procurou realizar uma interação prévia entre alunos e professores, convidando os professores dos ciclos 3 e 4 para ministrar aulas para os estudantes mais jovens, afim de “acostumar” os pequenos com o estilo de cada profissional, e ambientar os professores com as crianças. Obviamente a iniciativa obteve o sucesso esperado, mas creio haver espaço para melhorias. 

Foi com essa perspectiva em mente que aceitei o convite das professoras Raquel e Janaína do Ciclo 2, para acompanhá-las na já tradicional viagem a Belo Horizonte e Ouro Preto, realizada pelos alunos desse Ciclo. 

Prof. Lucas junto aos alunos do Ciclo 2 durante a viagem.
A experiência, como eu imaginava, não poderia ter sido melhor. Além de conhecer as particularidades de cada estudante, tendo a oportunidade de conviver com eles, mesmo que por poucos dias, tive a oportunidade de antecipar temas que serão abordados nos anos subsequentes, e o que é melhor ainda, realizando os estudos em campo. A importância de realizar estudos históricos nos locais onde ocorreram tais fatos, e com a oportunidade de poder demonstrar visualmente o material de estudo é inestimável. 

Além disso, creio que se cria um laço de confiança mútua entre educando e educador, o que contribui para a construção de uma relação salutar e amistosa, necessária para o desenvolvimento de um trabalho produtivo no ambiente escolar. 

De todos os projetos maravilhosos que já tomei parte como educador, este foi sem dúvida o mais enriquecedor, e anseio que essa prática se torne contumaz. Esse é o jeito Criativa de ser e educar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário