Por Ana Lúcia Oliveira Silva
O currículo da Educação Infantil é pautado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os RCN’S. O trabalho com músicas tem como objetivos a integração das crianças no mundo da música fazendo-os ouvir e perceber eventos sonoros e também o brincar com a música, imitando, inventando movimentos e reproduzindo canções.
Segundo os RCN’s:
“Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc., são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. Aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados.” (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.v.3, 1998.)
Baseado nesses fatos é que desenvolvi um trabalho envolvendo a música e a socialização. Tornei a sala um lugar alegre e receptivo para as crianças que iniciam a sua vida escolar utilizando a música. Nada melhor do que escutar, cantar, dramatizar e dançar, atividades que elas adoram fazer.
É tudo muito novo para as crianças que estão iniciando a sua vida escolar, e é preciso um período de adaptação. A música auxiliou muito nesse processo e fez com que a adaptação fosse tranquila. As atividades musicais favoreceram o desenvolvimento da socialização, estimularam a compreensão, a participação e a cooperação. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe deem prazer, a criança demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização.
“Do ponto de vista pedagógico, as músicas são consideradas completas: brincando com músicas as crianças exercitam naturalmente o seu corpo, desenvolvem o raciocínio e a memória, estimulam o gosto pelo canto”. (GÓES, 2009.)
Deste modo percebemos que através da música podemos estimular a criança a ampliar o seu vocabulário. A criança se sente motivada a descobrir o significado de novas palavras e incorpora ao seu repertório. A música e a socialização caminham juntas permitindo assim desenvolver a musicalidade, a sensibilidade, a percepção auditiva, a psicomotricidade, o senso rítmico, a concentração, a memória e a sociabilidade. Por tudo isso a cada nova música trabalhada me sentia como regente de uma orquestra contribuindo para o desenvolvimento das minhas crianças, tanto intelectualmente quanto fisicamente.
_____________________________________
[1] Texto produzido pela professora Ana Lúcia Oliveira Silva do segundo período da Educação Infantil
Referencial Bibliográfico
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto (1998). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF. v. 3. p.48
GÓES, R. S. A música e suas possibilidades no desenvolvimento da criança e do aprimoramento do código linguístico. Revista do Centro de Educação a Distância - CEAD/UDESC.v.2, n. 1, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário