A Escola Criativa Idade localiza-se em Poços de Caldas no sul de Minas Gerais. Destaca-se na cidade por seu projeto único de educação fundamentado no pensamento construtivista. Desafia e instiga a criança a construir seu conhecimento. A escola não só ensina os conteúdos básicos de educação infantil e ensino fundamental como também insere os alunos em uma ação social que já lhe conferiu, pela quarta vez, o título de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo Instituto Faça Parte/ MEC/ UNICEF.

sábado, 16 de novembro de 2013

A música e a Socialização

A música e a Socialização¹ 
Por Ana Lúcia Oliveira Silva



O currículo da Educação Infantil é pautado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os RCN’S. O trabalho com músicas tem como objetivos a integração das crianças no mundo da música fazendo-os ouvir e perceber eventos sonoros e também o brincar com a música, imitando, inventando movimentos e reproduzindo canções.

Segundo os RCN’s:
“Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc., são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. Aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados.” (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.v.3, 1998.)
Baseado nesses fatos é que desenvolvi um trabalho envolvendo a música e a socialização. Tornei a sala um lugar alegre e receptivo para as crianças que iniciam a sua vida escolar utilizando a música. Nada melhor do que escutar, cantar, dramatizar e dançar, atividades que elas adoram fazer.

É tudo muito novo para as crianças que estão iniciando a sua vida escolar, e é preciso um período de adaptação. A música auxiliou muito nesse processo e fez com que a adaptação fosse tranquila. As atividades musicais favoreceram o desenvolvimento da socialização, estimularam a compreensão, a participação e a cooperação. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe deem prazer, a criança demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização. 

 “Do ponto de vista pedagógico, as músicas são consideradas completas: brincando com músicas as crianças exercitam naturalmente o seu corpo, desenvolvem o raciocínio e a memória, estimulam o gosto pelo canto”. (GÓES, 2009.)
Deste modo percebemos que através da música podemos estimular a criança a ampliar o seu vocabulário. A criança se sente motivada a descobrir o significado de novas palavras e incorpora ao seu repertório. A música e a socialização caminham juntas permitindo assim desenvolver a musicalidade, a sensibilidade, a percepção auditiva, a psicomotricidade, o senso rítmico, a concentração, a memória e a sociabilidade. Por tudo isso a cada nova música trabalhada me sentia como regente de uma orquestra contribuindo para o desenvolvimento das minhas crianças, tanto intelectualmente quanto fisicamente.







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[1] Texto produzido pela professora Ana Lúcia Oliveira Silva do segundo período da Educação Infantil





Referencial Bibliográfico
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto (1998). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF. v. 3. p.48

GÓES, R. S. A música e suas possibilidades no desenvolvimento da criança e do aprimoramento do código linguístico. Revista do Centro de Educação a Distância - CEAD/UDESC.v.2, n. 1, 2009.

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