O Brasil é formado por uma grande variedade de povos e culturas, que caracterizam uma sociedade.
A pluralidade cultural é um dos temas propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/ MEC), e o desafio desta proposta é o de respeito aos diferentes grupos e culturas que compõe o mosaico étnico brasileiro, para formar cidadãos que sejam capazes de sentir-se orgulhosos com o próprio patrimônio cultural, e que sejam defensores de um mundo que respeite as diferenças.
O estudo da cultura popular, segundo Megale 2011, é relativamente recente, entretanto é a cultura mais antiga da humanidade, mais velha do que a história, pois antes mesmo que a ciência histórica existisse já havia os mitos, as lendas e os artesanatos eram transmitidos através das gerações desde os remotos tempos pré-históricos, principalmente por via oral.
Essa cultura transmitida através de gerações continua viva na Criativa Idade. Ela acontece durante as rodas com avós, os projetos com lendas, brincadeiras, “causos”, literatura de cordel, mamulengos, crendices e superstições.
O projeto sobre o Maracatu - um ritmo trazido pelos escravos a mais de 400 anos, para a região do nordeste, desenvolveu-se a partir do livro “Maracatu – a festa em cordel”, proporcionando aos alunos do 3º período uma apropriação dessa cultura, trazendo um pouco da história e do significado dos seus integrantes. Conhecemos alguns instrumentos, origens, músicas e roupas. Fizemos um “Intercâmbio” com a professora Tetê Nassif que participa do grupo Maracatu Congo de Ouro, em Poços de Caldas, aprendendo um pouco sobre as batidas no tambor e a tocar o xequerê (instrumento que ajuda a ritmar as músicas).
As crianças vivenciaram a Cultura Popular Nordestina, conheceram e saborearam alguns alimentos desconhecidos, brincadeiras e estudaram algumas lendas regionais.
Proporcionamos às crianças uma rica vivência cultural. Trabalhamos noções rítmicas, ampliamos o repertório musical do grupo, introduzimos trabalhos artísticos com modelagem e atividades com colagens e desenhos. Foi um projeto envolvente e gratificante, corroborando para o estudo da diversidade cultural existente em nosso país. Com isso, atingimos o principal objetivo: respeitar a pluralidade cultural.
Referências bibliográficas
MEGALE, Nilza Botelho. Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2011.
PCN- Pluralidade cultural e PCN de história. Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 15 out. 2013.



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