Os alunos da Escola Criativa Idade visitaram uma fazenda no bairro Córrego Dantas com a finalidade de conhecer o sistema de Comércio Justo.
Os estudantes foram recebidos pelo presidente da Associação do Córrego D' Antas, João Piva. No armazém de café da associação o encontro trouxe informações sobre este sistema de comércio que garante a pequenos produtores, principalmente do setor agrícola, tratamento justo pelos parceiros comerciais. O comércio justo é baseado nos princípios de remuneração justa pelo produto; condições dignas e seguras de trabalho, proibição do trabalho forçado e infantil; compromisso de uma relação comercial de longo prazo, com apoio técnico aos produtores, que por sua vez, devem cumprir os aspectos estabelecidos neste acordo. Além disto, os produtores devem se organizar de forma democrática, normalmente em cooperativa ou associação, garantindo a participação de todos. Deve ser mantida ainda a transparência sobre os lucros de ambas as partes.
![]() |
João Piva e Maria José Scassiotti falam ao grupo de alunos. |
Os alunos foram acompanhados por seus professores e pela economista Maria José Scassiotti. Eles discutiram o tema e ainda puderam conhecer os processos do comércio do café e as diferenças nos grãos que representam valor de mercado. “Nosso intuito é inserir os jovens na reflexão e atitude da cooperação em diversas esferas do convívio, mesma cooperação que deve existir como base do negócio”, disse a diretora da Escola Criativa Idade, educadora Teresa Mesquita.
Poços de Caldas é a primeira cidade reconhecida de comércio justo do hemisfério sul com produtos certificados pela FLO (Fairtrade Labelling Organizations), uma organização internacional. O sistema foi iniciado por um movimento da sociedade civil que também tem como pilares a sustentabilidade e o menor impacto ao meio ambiente.
Confira todas as fotos dessa visita no Flickr da Criativa Idade.
Saiba mais sobre o Comércio Justo (Fairtrade Town) em Poços de Caldas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário