A Escola Criativa Idade localiza-se em Poços de Caldas no sul de Minas Gerais. Destaca-se na cidade por seu projeto único de educação fundamentado no pensamento construtivista. Desafia e instiga a criança a construir seu conhecimento. A escola não só ensina os conteúdos básicos de educação infantil e ensino fundamental como também insere os alunos em uma ação social que já lhe conferiu, pela quarta vez, o título de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo Instituto Faça Parte/ MEC/ UNICEF.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Você conhece o Festival de Culinária?

O Festival de Culinária é uma nova proposta da escola com atividades transversais sobre o tema Alimentação, propondo uma vivência culinária com os alunos. Para compreender melhor como chegamos aqui, é preciso conhecer as raízes do projeto e o trabalho conjunto entre a direção da Criativa Idade e a nutricionista Andreia Gileno.

A Escola Criativa Idade, desde o início de 2012, realiza uma proposta deliciosa, complementar ao seu projeto pedagógico. É o Projeto de Alimentação, construído de forma coletiva entre a escola, alunos, pais, funcionários e nutricionista.


Juntas nessa primeira parte deste mini-doc, a Diretora Maria Teresa Mesquita e a Nutricionista Andreia Gileno falam para o blog da Criativa o que é o Projeto de Alimentação, e como esse projeto base se consolidou na escola.



Para implantar o Projeto de Alimentação na escola foi fácil, afirma a nutricionista Andreia Gileno. "A linha educacional da escola, não ter uma cantina, mas ter uma cozinha e uma ótima cozinheira. A gente estava com a faca e o queijo na mão, literalmente, para fazer um trabalho legal", explica Andreia. 

A preocupação pela alimentação não é de hoje. Com contribuições essenciais de outros profissionais de nutrição que passaram pela escola, o trabalho pela alimentação começou há tempos, linha que pôde dar ao novo trabalho uma base consistente. Andreia faz questão de ressaltar esse trabalho anterior: "O que fiz foi aproveitar de um momento favorável e ampliar o horizonte, passando a explorar a dimensão do tema além do cardápio. Dessa forma, estamos trazendo a questão alimentar para uma das frentes prioritárias da escola".

Mas o trabalho precisou ser mais eficiente, ouvindo quem faria a comida e também quem a comeria. Assim partiu-se para um grande processo de mudança, melhorando a infraestrutura da cozinha, oferecendo treinamentos para as cozinheiras, perguntando às crianças o que elas gostariam de comer e colhendo sugestões de toda a família.

Hoje, o trabalho rende à escola um cardápio elaborado e saudável, repleto de alimentos funcionais e saborosos, eliminando frituras e valorizando os aspectos nutricionais.

"A alimentação é um aspecto como a atividade física, como a música, como a arte. Então a pergunta poderia ser 'Porque uma alimentação na escola?'. Porque estamos vendo a criança" - explica Maria Teresa.
"E de forma integral!" - completa, Andreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário