Projeto Liberdade, Liberdade | visita à PUC Minas
No início do mês, os alunos do 6º ao 9º ano participaram de uma experiência dentro da universidade muito além de uma preparação pré-vestibular ou congêneres. A visita ao campus da PUC Minas em Poços de Caldas, foi uma oportunidade dos alunos presenciarem uma exposição de fotos e ainda de participar de uma roda de conversa sobre temas que complementam a discussão sobre o período ditatorial no Brasil, e a privação da liberdade nesse modelo de governo, temas do projeto Liberdade, Liberdade, desenvolvido na escola Criativa Idade.A exposição fotográfica que está exposta na universidade é intitulada "Fragmentos de uma Nação", e é um registro dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda, que, assim como a geração de alunos da Criativa Idade, também são herdeiros das mudanças governamentais apesar de não terem vivido especialmente na época em que se deu a ditadura no país. A produção do material sob a perspectiva da juventude atual, deu a esse momento uma maior correspondência e similaridade na compreensão do tema pelos alunos. Ter alguém da sua geração, ou pouco distante dela, versando sobre temas do seu interesse, faz toda a diferença para apropriação do saber.
Logo depois, os alunos participaram de uma roda de conversa mediada pela professora Cláudia Galvão, que trouxe experiências da comunicação, filosofia e ciências sociais, atreladas ao cotidiano pós-regime militar e democrático no qual estamos todos inseridos hoje, e reforçado em ano de eleição. Além de trocas entre alunos e acadêmicos, o bate-papo trouxe diversas questões estudadas durante o projeto que puderam ser debatidas ou apresentadas segundo a ótica dos jovens.
Projeto Liberdade, Liberdade | próximas ações
O projeto segue agora para duas próximas paradas até o encerramento no final do ano: está prevista uma viagem ao Memorial da Ditadura, em SP, além de uma visita à Escola Padrão em Poços de Caldas, onde os alunos assistirão a uma peça teatral sobre o tema. O projeto Liberdade, Liberdade, que tem o objetivo de contribuir para o aprendizado dos alunos sobre fatos históricos que influenciaram nossa sociedade atual, deve incentivar ainda uma apresentação por parte dos alunos, baseada na leitura da peça que leva o mesmo nome do projeto, uma obra de Millôr Fernandes e Flávio Rangel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário