Nesse segundo semestre de 2014, os alunos da escola Criativa Idade desenvolveram e apresentaram 17 trabalhos inéditos de pesquisa sobre temas variados, escolhidos por eles próprios. Os PPIs, como são chamados, ou Projetos de Pesquisa Individual, são estudos apresentados em formatos diversos e podem discorrer sobre temas interdisciplinares, que despertam o interesse do aluno em construir um saber próprio em determinado campo.
Em setembro, a mostra de PPI’s levou para a escola pais, familiares e os professores da PUC Minas Poços de Caldas, Pablo Moreno e Teresa Cristina Alvisi. Os trabalhos apresentados tiveram abordagens em diversos formatos: vídeo, apresentação interativa, texto e fotos.
Confira alguns desses trabalhos:
"Distúrbios mentais: Raiva e Ophiocordyceps" - de Vitor S. Fritzke e Lucca Paiva
"O vício da Internet" - de Beatriz Avellar
"O vício da Internet" - de Beatriz Avellar
Projeto de Pesquisa Individual: o conceito pedagógico
O Projeto de Pesquisa Individual tem início do 5º ano do Ensino Fundamental 1, e acompanha a vida escolar do aluno como um espaço para desenvolvimento de conceitos que ganham interesses diferentes a cada ano.
Tem objetivos diferentes em cada ciclo.
Do 5º ao 7º ano conceitos como saber pesquisar, selecionar informações, agrupar ideias, organizar pequenos textos, ampliar fontes de pesquisa, comparar informações, são as diretrizes, que se finalizam na a produção de um artigo científico.
No 8º e 9º anos : os objetivos são os mesmos anteriores acrescidos de sintetizar, argumentar e substituir artigo científico por uma produção audiovisual, ganhando novos horizontes entre o processo e o produto final na realização da pesquisa.
Os PPI’s são desenvolvidos em dois momentos durante o ano, e a cada dois anos um dos trabalhos deixa de ser individual para ser em grupo. Torna-se então um PPG, Projeto de Pesquisa em Grupo. Neste momento os alunos escolhem os temas propostos e se agrupam por afinidades com os temas.
O resultado final então é que, com estes cinco anos de trabalho dedicado a pesquisa em sua formação escolar básica, os alunos ganham preparo e conseguem organizar seu pensamento e tempo com foco em suas pesquisas, consolidando conhecimentos e procedimentos fundamentais para apresentações de trabalhos de conclusão de curso e monografias no ensino superior, que virão em um futuro bem próximo.
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