Prof. Solange Sant'Ana Zanetti*, sobre o estudo de Matemática dentro do projeto Calçada Criativa.
Calçada Criativa | Pelas calçadas da cidade: que espaço é esse?
Calçada Criativa | Pelas calçadas da cidade: que espaço é esse?
Nosso fazer matemático esteve pelas calçadas da cidade. A proposta de trabalho foi lançada para o ciclo 4: Qual a relação entre álgebra, geometria e ladrilhos? É possível a generalização?
Saímos observando as várias formas e padrões geométricos das calçadas no centro da cidade. Os desenhos não seguem um padrão. Nunca havíamos observado “o chão” em que pisamos todos os dias. Descobrimos a Matemática nas calçadas!
A turma foi colocada diante de situações em que puderam refletir sobre o conhecimento, os métodos e procedimentos usados para solucionar problemas e sobre o próprio pensamento em ação. Os conceitos geométricos e de área foram retomados. Explorou-se as regularidades, relações de dependência, expressão de relações por meio da linguagem algébrica, ou seja, a construção dos conceitos de função e generalização.
As atividades propostas através dos ladrilhos (geometria da configuração) tiveram um forte componente geométrico. As leis gerais e relações de dependência propostas podem ser obtidas tanto por meio de métodos aritméticos como geométricos.
Calçada Criativa | Visitando as Thermas Antônio Carlos
Aproveitamos para visitar a Thermas Antônio Carlos onde a beleza faz bem aos olhos. Quanta Matemática! O chão é todo trabalhado com pastilhas que seguem uma ordem, uma “lei geral”. O teto de vitral é uma obra de arte. Que oportunidade gostosa de conhecer (em grupo) o prédio depois da reforma.Também refletimos sobre o conceito de espaço público e espaço privado: Por que tantas mesas nas calçadas em frente aos bares e lanchonetes? Que espaço é este?
Este foi o nosso fazer matemático da semana. Continuaremos nossos estudos fazendo o projeto e a maquete da calçada depois da reforma, calculando o custo e a quantidade de ladrilhos.
![]() |
Piso no hall das Thermas Antônio Carlos | Acervo da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Poços de Caldas |
![]() |
Detalhe dos ladrilhos nas Thermas Antônio Carlos | Acervo da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Poços de Caldas |
*Solange Sant'Ana Zanetti é pedagoga com especialização em Matemática, e leciona a disciplina no Ciclo 4 (8º e 9º anos) na escola Criativa Idade. Atua também como diretora da UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais, em Poços de Caldas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário