A Escola Criativa Idade localiza-se em Poços de Caldas no sul de Minas Gerais. Destaca-se na cidade por seu projeto único de educação fundamentado no pensamento construtivista. Desafia e instiga a criança a construir seu conhecimento. A escola não só ensina os conteúdos básicos de educação infantil e ensino fundamental como também insere os alunos em uma ação social que já lhe conferiu, pela quarta vez, o título de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo Instituto Faça Parte/ MEC/ UNICEF.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Artigo | Calçada Criativa: Estudando Matemática através da álgebra dos ladrilhos

Prof. Solange Sant'Ana Zanetti*, sobre o estudo de Matemática dentro do projeto Calçada Criativa.



Calçada Criativa | Pelas calçadas da cidade: que espaço é esse?

Nosso fazer matemático esteve pelas calçadas da cidade. A proposta de trabalho foi lançada para o ciclo 4: Qual a relação entre álgebra, geometria e ladrilhos? É possível a generalização? 

Saímos observando as várias formas e padrões geométricos das calçadas no centro da cidade. Os desenhos não seguem um padrão. Nunca havíamos observado “o chão” em que pisamos todos os dias. Descobrimos a Matemática nas calçadas!

A turma foi colocada diante de situações em que puderam refletir sobre o conhecimento, os métodos e procedimentos usados para solucionar problemas e sobre o próprio pensamento em ação. Os conceitos geométricos e de área foram retomados. Explorou-se as regularidades, relações de dependência, expressão de relações por meio da linguagem algébrica, ou seja, a construção dos conceitos de função e generalização.

As atividades propostas através dos ladrilhos (geometria da configuração) tiveram um forte componente geométrico. As leis gerais e relações de dependência propostas podem ser obtidas tanto por meio de métodos aritméticos como geométricos.


Calçada Criativa | Visitando as Thermas Antônio Carlos

Aproveitamos para visitar a Thermas Antônio Carlos onde a beleza faz bem aos olhos. Quanta Matemática! O chão é todo trabalhado com pastilhas que seguem uma ordem, uma “lei geral”. O teto de vitral é uma obra de arte. Que oportunidade gostosa de conhecer (em grupo) o prédio depois da reforma.

Também refletimos sobre o conceito de espaço público e espaço privado: Por que tantas mesas nas calçadas em frente aos bares e lanchonetes? Que espaço é este?

Este foi o nosso fazer matemático da semana. Continuaremos nossos estudos fazendo o projeto e a maquete da calçada depois da reforma, calculando o custo e a quantidade de ladrilhos.



Piso no hall das Thermas Antônio Carlos | Acervo da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Poços de Caldas

Detalhe dos ladrilhos nas Thermas Antônio Carlos | Acervo da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Poços de Caldas






*Solange Sant'Ana Zanetti é pedagoga com especialização em Matemática, e leciona a disciplina no Ciclo 4 (8º e 9º anos) na escola Criativa Idade. Atua também como diretora da UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais, em Poços de Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário