Nesse mês de agosto que passou, um dos momentos mais importantes para escola tornou-se a repetir. A ‘Roda de Conversa com os Avós’ fez da tarde do dia 29 um momento de troca entre gerações, fazendo valer uma das mais graciosas relações entre pessoas que já se inventou: a amizade entre avós e netos.
Como nos outros meses, a Roda acontece no ambiente da escola e a conversa inter geracional fica ainda mais próxima porque acontecem naturalmente dentro de atividades das várias áreas do saber, facilitadas por educadores.
No primeiro momento a Turma da Música, formada por alunos do terceiro ano juntos à professora Luana, apresentou os jogos cooperativos realizados desde o início do ano. As crianças relataram o significado dos jogos para elas e chamaram muito atenção para a importância da parceria. Depois ensinaram dois jogos aos avós: "Ameba" e "Semente", que geraram reflexões sobre os cuidados um com o outro, o benefício da coletividade e a importância em ter uma opinião própria.
Na sequência, foi apresentado o projeto Muros Urbanos, proposta de intervenção artística e cidadã desenvolvido em parceria com docentes e alunos da PUC Minas, campus Poços de Caldas. Houve bastante atenção à receita de tinta com terra ensinada pelos alunos do quarto ano, juntos à professora Janaína, e nos relatos das intervenções realizadas na cidade. O momento gerou diversas reflexões, com questões como “Se estive com uma câmera, qual foto tiraria de Poços de Caldas?”, “O que te faz gostar mais, ou gostar menos da cidade?”, ou ainda “O que você sente falta em Poços?”. Provocações que viraram arte em seguida, em um trabalho conjunto entre avós e netos nas paredes da escola, usando daquela tão instigante receita de tinta com terra.
A Roda de Conversa com os Avós então prosseguiu com uma oficina musical. As Músicas Nordestinas, foram o tema do papo com o músico Alexandre de Almeida, e em seguida caminhou-se para o encerramento do encontro.
O bom dessa de Roda de Conversa é que ela não tem fim. Nela se vive e se revive todos os dias até que um novo encontro na escola, no próximo mês, torna a encontrar seus participantes. Uma Roda Vida, sem dúvida.
O bom dessa de Roda de Conversa é que ela não tem fim. Nela se vive e se revive todos os dias até que um novo encontro na escola, no próximo mês, torna a encontrar seus participantes. Uma Roda Vida, sem dúvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário