A Escola Criativa Idade localiza-se em Poços de Caldas no sul de Minas Gerais. Destaca-se na cidade por seu projeto único de educação fundamentado no pensamento construtivista. Desafia e instiga a criança a construir seu conhecimento. A escola não só ensina os conteúdos básicos de educação infantil e ensino fundamental como também insere os alunos em uma ação social que já lhe conferiu, pela quarta vez, o título de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo Instituto Faça Parte/ MEC/ UNICEF.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A criança e a construção da terra: intervenções urbanas e outras histórias...

por Francielle Rezende

No dia 15 de agosto de 2013 o projeto: “A criança e a construção da terra: intervenções urbanas e outras histórias” reiniciou na escola Criativa Idade. É um projeto de extensão da PUC Poços, que visa unir a universidade à comunidade. O trabalho é realizado com uma escola particular, Criativa Idade, e uma pública, o Lar Criança Feliz, que na realidade é uma ONG sem fins lucrativos, que atende crianças e adolescentes oferecendo alternativas para a promoção social e cultural, no contra turno escolar. O objetivo é difundir atividades e produção que possibilitem a superação das desigualdades sociais existentes, desenvolver intervenções urbanas significativas à comunidade e aos estudantes e conscientizar as pessoas envolvidas sobre a sustentabilidade.


Na Criativa, a turma que antes era da faixa etária entre 12 e 15 anos se desliga do projeto e entra a turma do quarto ano, crianças entre 9 e 10 anos. E a turma do Lar Criança Feliz mantém a mesma do semestre passado. As professoras da PUC: Kátia, de Psicologia, Ester, de Arquitetura, e também vários estudantes, que planejam, junto com a Diretora da escola, Teresa Mesquita, este projeto.

Este foi o primeiro dia que as crianças do quarto ano participaram do projeto, que iniciou com uma roda de conversa com apresentações de cada um, e um olhar sobre os bairros da cidade, ficou claro o carinho das crianças por Poços de Caldas. Após algumas reflexões sobre o que é este projeto, as crianças que ainda não sabiam produzir a terra aprenderam com as que já participavam. Haviam levado o material de casa, potes e terra. Foi um momento de troca de saberes, percebi uma imensa recepção tanto das crianças da Criativa no que se diz respeito ao território, quanto das crianças do Lar, ao dividir o conhecimento e motivar a participação dos que estavam receosos.

O resultado foi uma interação das turmas e muitas mãos pintadas no muro da escola.




Na segunda semana, o trabalho foi no Atelier, as crianças tiveram orientação para criarem desenhos sobre a cidade: “O que eu mais gosto?” ou “O que falta na cidade?”, que servirão como esboço para a pintura no muro da Criativa. Terminados os desenhos, cada um apresentou o seu, justificou e defendeu sua opinião. Os pontos turísticos da cidade e singularidade do bairro São José marcaram os desenhos, esses evidenciaram o apego que as crianças têm pelo bairro. Neste contexto foi notável como o significado de bairro é diferente entre as crianças da Criativa, onde a maioria mora em condomínios e apartamentos, vendo o bairro apenas como uma organização física, e do Lar, que percebem o bairro com vínculos afetivos, culturais, valores e história. 
No dia 29 de agosto os estudantes e professores do projeto, exceto a turma do Lar
Criança Feliz que não pode comparecer, participaram da Tarde com as Avós, também na Criativa. Na grande roda de conversa as avós ficaram atentas à proposta deste trabalho, na receita de tinta com terra ensinada e nos relatos de outras intervenções realizadas. Participaram dando sugestões de lugares interessantes para desenvolver esta ação, questionando os materiais utilizados e comentando sobre a aplicação desta tinta em trabalhos distintos. Esta troca de saberes entre as crianças e a melhor idade aconteceu naturalmente, com muito respeito e interesse das suas partes.


Neste dia foi vez das avós refletirem sobre a cidade: “Se estive com uma câmera, qual foto tiraria de Poços de Caldas?”, os jardins e os pontos turísticos foram os que mais destacaram. Outras provocações como: “O que te faz gostar mais ou menos?” e “O que você sente falta em Poços?”, foram feitas e instigaram comparações entre outras cidades e considerações sobre a segurança, trânsito, educação, mobilidade urbana e acolhimento poçoscaldense. Nesta ocasião uma das avós chamou atenção para os problemas da cidade que precisam ser olhados “mais de perto”, enfatizando a consciência que as crianças precisam construir desde agora para criarem estratégia que melhorem a cidade. Em fim, todas mostram uma grande satisfação em morar em Poços de Caldas e estavam ansiosas para pintarem na parede os temas debatidos. Então, mãos na massa... as avós buscaram os netos nas salas para trabalharem juntos. Aproveitaram o momento artístico com muita concentração e afetividade. 



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