Rose Lino
A Escola Criativa mais uma vez sai na frente e realiza no próximo domingo, 15, uma caminhada pelo mesmo trajeto feito anos atrás de trem entre Poços e Águas da Prata. O projeto “Poços na Linha” desenvolvido com os alunos e pais da escola reflete o desejo social da volta do trem turístico.
O percurso estimado em dez quilômetros poderá ser feito a pé e de bicicleta. “Queremos que este seja um passeio inesquecível e muito agradável em que todos possamos conhecer melhor a história da cidade por meio da história da Mogyana”, disse a organizadora, diretora da Escola Criativa, Teresa Mesquita.
O movimento tem a adesão de diversas pessoas ligadas à história, arquitetura, meio ambiente, literatura. O tema inspirou o Projeto Poços na Linha que gerou assinaturas pedindo a volta do Trem de Ferro a partir do apoio dos vereadores. Uma petição pública foi protocolada e o vereador Flávio Faria solicitou uma audiência pública a acontecer em maio sobre o assunto.
“Na Linha do Tempo e do Trem" é o projeto da escola que deu início ao movimento "Poços na Linha" liderado pelo pai de aluno, Álvaro Vilela Danza, que esta ganhando força nas redes sociais. Pais e alunos agora com o apoio da população querem preservar o patrimônio ferroviário local. Para isto alunos e professores se dedicaram os estudos sobre o patrimônio histórico e cultural o que culminou num grade projeto de resgate do trem turístico.
Um abaixo assinado e uma petição pública já reuniram mais de mil assinaturas pela volta do trem turístico. O movimento iniciado dentro da Escola Criativa envolveu alunos, pais, professores dentro do Projeto desenvolvido no ano passado chamado “Na linha do tempo e do trem”, quando os alunos puderam estudar a história da cidade e deste meio de transporte, além de serem incentivados a preservar o patrimônio histórico.
Partes da estrutura da rede ferroviária ainda podem ser encontradas ao longo do trajeto. O projeto ganhou o nome “Poços na Linha” e para marcar a iniciativa com a caminhada no próximo domingo, importante para o reconhecimento do local terá camisetas feitas especialmente para a ocasião. Elas serão vendidas ao preço de R$ 17,00, a cada uma serão arrecadados R$ 2,00 para a confecção de outros materiais da campanha. A concentração está marcada para às 9h na Estação Fepasa. É importante levar água, usar protetor solar e roupa confortável.
A escola Criativa conseguiu 266 assinaturas no abaixo assinado e mais 820 na petição pública no blog da escola. Até mesmo o prefeito de São João da Boa Vista tem interesse em que a linha seja reativada. “Este projeto vem de encontro ao que o Brasil tem proposto em termos de meios de transporte além de significar um avanço na preservação da história de Poços de Caldas”, disse a educadora.

Como consigo uma camiseta? Sou de Poços mesmo.
ResponderExcluirA camiseta esta a venda na confecção Uberaba, na rua Uberaba, Jardim dos Estados. Qualquer dúvida pode ligar na escola Criativa Idade 3721-2865
ResponderExcluir