O que é selo Escola Solidária?
Projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.
Criado em 2003, o Selo Escola Solidária reconheceu 23.688 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros.
O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.
O projeto "Troca de Saberes com os avós":
Consta, em nosso projeto pedagógico, o respeito às diferenças na construção da cidadania. Trazer os avós para dentro da escola é a valorização de seus saberes e o caminho para o exercício deste respeito. As duas principais áreas de atuação são: cidadania e conhecimento de mundo, através dos relatos dos avós. Inserem-se no projeto três ações importantes: - encontros mensais entre os avós, com reuniões, previamente agendadas no calendário da escola. Os avós elegem os temas para reflexões nestas rodas de conversa. Entre eles – “a mídia e sua influência nas crianças” – “ o papel dos avós na educação dos netos” e outros. - encontros semanais entre avós e crianças, quando ensinam brincadeiras, confecção de brinquedos, fazer “comida”, ler poesias, relatando o contexto em que estas aprendizagens aconteceram carregando-as de significado. - encontros quinzenais.
Consta, em nosso projeto pedagógico, o respeito às diferenças na construção da cidadania. Trazer os avós para dentro da escola é a valorização de seus saberes e o caminho para o exercício deste respeito. As duas principais áreas de atuação são: cidadania e conhecimento de mundo, através dos relatos dos avós. Inserem-se no projeto três ações importantes: - encontros mensais entre os avós, com reuniões, previamente agendadas no calendário da escola. Os avós elegem os temas para reflexões nestas rodas de conversa. Entre eles – “a mídia e sua influência nas crianças” – “ o papel dos avós na educação dos netos” e outros. - encontros semanais entre avós e crianças, quando ensinam brincadeiras, confecção de brinquedos, fazer “comida”, ler poesias, relatando o contexto em que estas aprendizagens aconteceram carregando-as de significado. - encontros quinzenais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário