A Escola Criativa Idade localiza-se em Poços de Caldas no sul de Minas Gerais. Destaca-se na cidade por seu projeto único de educação fundamentado no pensamento construtivista. Desafia e instiga a criança a construir seu conhecimento. A escola não só ensina os conteúdos básicos de educação infantil e ensino fundamental como também insere os alunos em uma ação social que já lhe conferiu, pela quarta vez, o título de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo Instituto Faça Parte/ MEC/ UNICEF.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

AS REDES SOCIAIS


por FREDERICO LAGO (9º ano)

O conceito de rede social se baseia em um local na Internet onde você pode partilhar suas ideias por meio de postagens sendo elas vídeos, textos, fotos, links etc. Essas redes sociais são os lugares onde as pessoas podem se expressar para o mundo, por isso também são páginas perigosas, por serem páginas abertas, de acesso fácil e ilimitado.
Na história, existem vários fatos que provam que os jovens sempre quiseram inovar e se expressar. No século XXI essa ideologia continua inabalada e, como sempre, a juventude deu um jeito: usar a maior inovação para ter maior espaço de expressão. Em um mundo onde se tem o que quer com um clique, o acesso à informação é mais fácil e incentivado, e essa maior busca traz maior opinião e força de argumento para quem agora pode saber um pouco de tudo. Quanto mais se sabe mais se quer saber. Aí está a influência das redes sociais. Ao ver um assunto que lhe interessa, busca-se saber mais para poder comentar sobre o assunto também, e assim segue.
Mas essa busca de informações não é totalmente segura, pois o acesso livre não seleciona o conteúdo postado nas redes sociais, por isso, mesmo com tantas informações, é necessária uma orientação para não se perder em fatos irreais. Aí entra a importância do professor, que também se beneficia desse instrumento para se atualizar, informar e estar atento a tudo que possa ser relevante para sua profissão.
Há muito tempo, empresas usam a Internet como espaço de divulgação, mas agora essa “web marketing” ganhou força com a evolução de redes sociais. Anteriormente as propagandas de empresas na Internet eram feitas apenas com vagos anúncios em sites específicos. Mas agora, essas instituições usam da rede para se comunicar com clientes, e isso ajudou muito na evolução de muitas empresas. A importância das redes sociais para divulgação em empresas é tamanha que algumas criaram departamentos específicos para área de divulgação pela web.
As redes sociais são acessadas principalmente por jovens. E esse público alvo se interessa por músicos ou artistas televisivos. Esses astros também usam da Internet para conseguir mais fãs, conversando com eles por redes sociais que permitem esse diálogo. Já para artistas menos conhecidos ou totalmente no anonimato existem redes sociais que possibilitam a divulgação de seu trabalho.
A rede social começou como um site para profissionais trocarem informações conhecidos como “fórum”. Esses sites funcionavam com profissionais (principalmente da área de informática) quando, por exemplo, aparecia um erro no computador, a pessoa jogava isso no fórum e outras pessoas com acesso comentavam tentando resolver, o que deixava tudo mais fácil. Porém, depois de um tempo, percebeu-se que se podia falar além da profissão nessas “web pages”, e começou-se a falar sobre problemas em casa ou coisas do tipo. E perceberam que esse modo de usar a Internet era interessante para todos. Com isso a finalidade profissional foi mais diluída e passaram a ser divididos em assuntos como mecânica, informática, culinária etc.
Nessa época começa a despontar o Orkut com um modelo diferente, fugindo um pouco do estilo fórum, pois vinha com aplicativos, fotos e para ter acesso era preciso ser convidado. E também com algumas diferenças como os tópicos que agora eram comunidades, mas ainda eram vistas com certo interesse no assunto, ou seja, assuntos específicos ainda eram discutidos. Depois, com a evolução, as comunidades passaram a ser levadas para assuntos mais pessoais e também como status das pessoas que passaram a usar essas áreas do site para divulgar o que gostavam ou não. Então se percebe o valor comercial disso, ou seja, podia-se falar sua opinião livremente, o que atraia as pessoas, gerando acessos cada vez maiores para a rede social. E hoje as redes sociais passaram a ser utilizadas para qualquer coisa, desde a profissão até para ler sobre a cor preferida.
Com essa evolução surgiram outras redes sociais desse mesmo modelo, como o facebook ou o próprio perfil menssager. Depois surgiram outras redes sociais com outros modelos de informação como Twitter, Formspring e outros. E com a participação dos jovens as redes sociais se expandiram de forma impressionante transformando a rede social e a Internet no que elas são hoje.
Mas para a informática o que é a rede social? “Pra informática a rede social é tudo” disse o coordenador da escola Microcamp de Poços de Caldas. “Mesmo os top profissionais da área técnica, encontram dificuldades até hoje, sempre que sai uma tecnologia nova eles buscam se atualizar, e fazem isso através da rede social, trocando informação com alguém que já está familiarizado com o assunto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário