Primeira aula de Robótica |
Por Rose Lino
A Escola Criativa Idade e a PUC Poços firmaram importante projeto para este segundo semestre mostrando que cada vez mais as pesquisas universitárias podem contribuir com a curiosidade e estimular o prazer do aprendizado. O projeto Robótica Pedagógica tem a finalidade de utilizar a robótica como meio motivador para ensinar ao aluno a propor e resolver problemas de forma racional, eficiente e significativa, por meio de atividades lúdicas, desafiantes e criativas. Tem ainda o objetivo de despertar no aluno o interesse pelas ciências de um modo geral. As atividades serão desenvolvidas na forma de um curso que será ofertado aos alunos do ensino fundamental da Escola Criativa Idade Sitema Educacional. Este curso propõe o desenvolvimento de atividade de montagem, programação e construção de robôs utilizando kits Lego Mindstorms, em aulas semanais, durante 16 semanas.
A Escola Criativa Idade e a PUC Poços firmaram importante projeto para este segundo semestre mostrando que cada vez mais as pesquisas universitárias podem contribuir com a curiosidade e estimular o prazer do aprendizado. O projeto Robótica Pedagógica tem a finalidade de utilizar a robótica como meio motivador para ensinar ao aluno a propor e resolver problemas de forma racional, eficiente e significativa, por meio de atividades lúdicas, desafiantes e criativas. Tem ainda o objetivo de despertar no aluno o interesse pelas ciências de um modo geral. As atividades serão desenvolvidas na forma de um curso que será ofertado aos alunos do ensino fundamental da Escola Criativa Idade Sitema Educacional. Este curso propõe o desenvolvimento de atividade de montagem, programação e construção de robôs utilizando kits Lego Mindstorms, em aulas semanais, durante 16 semanas.
Com o Lego
Mindstorms estudantes podem construir robôs e usar o software para
planejar, testar e modificar sequências de instruções de uma variedade
de comportamentos da vida de um robô. Os estudantes podem reunir e
analisar dados de sensores que são armazenados em registros e que podem
ser exibidos de forma gráfica.
As experiências já fazem parte do aprendizado no curso de Ciência de Computação da PUC.
A
Criativa Idade foi escolhida por ser uma escola fundamentada em
princípios humanistas e alicerçada no exercício constante do diálogo. A
produção de conhecimento sistematizado é a preocupação principal da
escola. Os professores e toda a equipe pedagógica fazem do estudo
constante o caminho para definir bases das intenções didáticas, dos
projetos, das sequencias didáticas para sistematização deste
conhecimento planejado e adequado às faixas etárias.
Na Criativa
Idade, as aulas de robótica farão parte de um projeto chamado de
“livre-escolha”. O livre-escolha é um projeto chave na formação de
adolescentes e jovens que se deparam com todas as demandas do mundo
pós-moderno, constantemente “sugados” pelos apelos consumistas e que
necessitam aprender o que, como, quando e o porquê de escolher entre um
produto ou outro, uma ação ou outra, uma atitude, atividades,
caminhos... decisões! O “livre-escolha” permite aos alunos de 6º ao 9º
ano o exercício da autonomia e de compromisso com sua escolha. De dez
atividades propostas o aluno deve escolher quatro que são de seu
interesse para completar sua carga horária escolar. Após feita a escolha
ele faz um contrato com os professores, assumindo seu compromisso de
estudante em realizar este projeto de trabalho.
Entre as
competências que o projeto visa desenvolver estão: inovar; resolver
problemas; tomar decisões ; liderar pessoas ; comunicar ideias ; usar o
computador ; desenvolver projetos em equipe; aceitar desafios e valores
como ética, integridade, honestidade e responsabilidade.
Acompanhando
as tendências tecnológicas e comportamentais, os alunos da escola
participaram ainda de projetos com ênfase nas pesquisas espaciais e
viagem ao Parque Sabina, em Santo André-SP, apresentação de trabalhos
escritos, maquetes e apresentação oral. Divididos em equipes, os
estudantes apresentaram o resultado de suas pesquisas, entre elas
as dedicadas a conhecer as influências de outros povos na formação da
cultura brasileira. Houve premiação aos trabalhos que se destacaram
dentro das regras combinadas e valores estabelecidos. “Esta modalidade
na escola é um incentivo à busca do conhecimento e os alunos ficaram
satisfeitos em participar e ver o resultado do próprio esforço nos
trabalhos apresentados, uns contribuem com o conhecimento dos outros”,
disse a educadora.
Preminação dos alunos que participaram das pesquisas espaciais e visita ao Parque Sabina, em Santo André-SP |
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