A Escola Criativa Idade localiza-se em Poços de Caldas no sul de Minas Gerais. Destaca-se na cidade por seu projeto único de educação fundamentado no pensamento construtivista. Desafia e instiga a criança a construir seu conhecimento. A escola não só ensina os conteúdos básicos de educação infantil e ensino fundamental como também insere os alunos em uma ação social que já lhe conferiu, pela quarta vez, o título de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo Instituto Faça Parte/ MEC/ UNICEF.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Parceria entre escola e universidade vai possibilitar o ensino de robótica

Primeira aula de Robótica

Por Rose Lino
A Escola Criativa Idade e a PUC Poços firmaram importante projeto para este segundo semestre mostrando que cada vez mais as pesquisas universitárias podem contribuir com a curiosidade e estimular o prazer do aprendizado. O projeto Robótica Pedagógica tem a finalidade de utilizar a robótica como meio motivador para ensinar ao aluno a propor e resolver problemas de forma racional, eficiente e significativa, por meio de atividades lúdicas, desafiantes e criativas. Tem ainda o objetivo de despertar no aluno o interesse pelas ciências de um modo geral. As atividades serão desenvolvidas na forma de um curso que será ofertado aos alunos do ensino fundamental da Escola Criativa Idade Sitema Educacional. Este curso propõe o desenvolvimento de atividade de montagem, programação e construção de robôs utilizando kits Lego Mindstorms, em aulas semanais, durante 16 semanas.
Com o Lego Mindstorms estudantes podem construir robôs e usar o software para planejar, testar e modificar sequências de instruções de uma variedade de comportamentos da vida de um robô. Os estudantes podem reunir e analisar dados de sensores que são armazenados em registros e que podem ser exibidos de forma gráfica.
As experiências já fazem parte do aprendizado no curso de Ciência de Computação da PUC.
A Criativa Idade foi escolhida por ser uma escola fundamentada em princípios humanistas e alicerçada no exercício constante do diálogo. A produção de conhecimento sistematizado é a preocupação principal da escola. Os professores e toda a equipe pedagógica fazem do estudo constante o caminho para definir bases das intenções didáticas, dos projetos, das sequencias didáticas para sistematização deste conhecimento planejado e adequado às faixas etárias.
Na Criativa Idade, as aulas de robótica farão parte de um projeto chamado de “livre-escolha”. O livre-escolha é um projeto chave na formação de adolescentes e jovens que se deparam com todas as demandas do mundo pós-moderno, constantemente “sugados” pelos apelos consumistas e que necessitam aprender o que, como, quando e o porquê de escolher entre um produto ou outro, uma ação ou outra, uma atitude, atividades, caminhos... decisões! O “livre-escolha” permite aos alunos de 6º ao 9º ano o exercício da autonomia e de compromisso com sua escolha. De dez atividades propostas o aluno deve escolher quatro que são de seu interesse para completar sua carga horária escolar. Após feita a escolha ele faz um contrato com os professores, assumindo seu compromisso de estudante em realizar este projeto de trabalho.
Entre as competências que o projeto visa desenvolver estão: inovar; resolver problemas; tomar decisões ; liderar pessoas ; comunicar ideias ; usar o computador ; desenvolver projetos em equipe; aceitar desafios e valores como ética, integridade, honestidade e responsabilidade.
Acompanhando as tendências tecnológicas e comportamentais, os alunos da escola participaram ainda de projetos com ênfase nas pesquisas espaciais e viagem ao Parque Sabina, em Santo André-SP, apresentação de trabalhos escritos, maquetes e apresentação oral. Divididos em equipes, os estudantes apresentaram o resultado de suas pesquisas, entre elas as dedicadas a conhecer as influências de outros povos na formação da cultura brasileira. Houve premiação aos trabalhos que se destacaram dentro das regras combinadas e valores estabelecidos. “Esta modalidade na escola é um incentivo à busca do conhecimento e os alunos ficaram satisfeitos em participar e ver o resultado do próprio esforço nos trabalhos apresentados, uns contribuem com o conhecimento dos outros”, disse a educadora.

Preminação dos alunos que participaram das pesquisas espaciais e visita ao Parque Sabina, em Santo André-SP

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