Um novo mundo a ser interpretado, sentido e construído por nós e por aqueles que buscam sempre aprender com nossas referências: as crianças. É essa a reflexão inicial que orientou a a primeira reunião do Grupo de Estudos, na última quinta-feira (20). Nele participam educadores da Criativa Idade, sob coordenação de Maria Cristina Mesquita Barbosa, especialista em Filosofia na Educação e mestre em Educação. A proposta tem o objetivo de propôr provocações individuais entre os profissionais, buscando uma capacitação coletiva, dando ao professor da escola a voz de ator e mediador no ambiente pedagógico frente às inovações tecnológicas, às organizações sistêmicas da sociedade e dos anseios do cidadão contemporâneo.
A indicação de leitura para iniciar os estudos é o artigo de Adriano D. Quadrado “Pós Modernidade: que tempos são estes?”, que apresenta ao leitor as notáveis diferenças referenciais entre um mundo ditado por grandes narrativas históricas e outro tão dinâmico, atemporal e desterritorializado, onde o ciberespaço passa a ser nosso ambiente de trabalho, compras, lazer e, muitas vezes, de convívio. Mais do que isso, qual a tangência dessa nova filosofia de vida com o capitalismo e suas regras de valores, sejam financeiros ou sentimentais.
Um amplo espaço para a reflexão e análise, mas sobretudo de concepção de práticas pedagógicas alinhadas com o atual momento da humanidade e com conceitos da educação contemporânea. Práticas essas que serão aplicadas no dia a dia da escola e somadas ainda às diferentes buscas de saberes de cada aluno.
O Grupo de Estudos se reúne novamente no dia 25/04, sob orientação de Maria Cristina, e abordará o tema Ética.
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